Pular para o conteúdo principal

Folia Política no Potengi

O Carnaval de São Paulo do Potengi já virou tradição no RN. Folia na rua, blocos dos mais diversos tipos, kengas e até mela-mela.

Mas, em ano de campanha municipal, quem da o tom são as conversas de bastidores que ocorrem debaixo das tendas armadas para se proteger da chuva prevista. Ou mesmo nas visitas que os pré-pré-candidatos (com dois pré mesmo) fazem aos possíveis eleitores.

Os cochichados ocorrem enquanto o churrasco tá no ponto. As conversas se alongam e as especulações reinam. “Pode ser que”, “e se”, “mas se” são as expressões mais utilizadas ao se fazer referência ao pleito de outubro próximo.

Fato conhecido é que o ano brasileiro só começa depois do Carnaval. Pois em São Paulo do Potengi o ano político eclode nessa época também.

Dentre as especulações, dois grupos são pré-definidos: o de oposição continua na liderança do engenheiro Pacelli (para muitos, inclusive membros da atual gestão municipal, o grande favorito de 2020), que ainda já se preocupa em procurar um você pra chamar de seu, tendo convidado ou sondado pelo menos 03 lideranças do grupo do Prefeito Naldinho.

Do outro lado, o grupo da situação, que até então estava desunido, sem Norte, mas que bastou Naldinho assumir o papel que antes tinha renegado, que começou a tomar corpo. Com a chegada do empresário Alex Azevedo, muitos desiludidos se reanimaram. Ele se junta a Alexandre Peixe, João Cabral, Hudson e Dailva (esta última que já acerta sua candidatura à vereadora, deixando a lista de pré-candidatos a Prefeito). Uma outra novidade que se aponta é a possível articulação que atrairá para esse grupo o cirurgião-dentista Ivan Dantas, terceiro colocado na eleição de 2016. Essa coalizão pretende apresentar o candidato de situação até meados de maio.

O Prefeito Naldinho jura de pés juntos que só apoiará quem estiver bem nas pesquisas no grupo da situação, o que é lógico.

O atual Vice-prefeito Erivan Alves, anda calado. O que se comenta é sobre sua discreta ida ao grupo de Pacelli, levando consigo apenas uma parte de sua numerosa família.

O fato é que muita coisa mudou e muita coisa ainda vai mudar. Do jeito que a chuva esperada pelas tendas no Carnaval do Potengi não chegou, muita coisa não chega inteira até agosto (período das convenções). E muita coisa vai se encaixando até lá também.

Até agora, nada mais que especulação.

Com o fim do Carnaval, começa o ano em São Paulo do Potengi. E é ano político.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vereador Jales pede que justiça cancele Processo Seletivo de São Paulo do Potengi

O vereador Jales Azevedo (PSD) solicitou à Justiça o cancelamento do Edital Nº 001/2018, que trata do Processo Seletivo para cargos de níveis fundamental, médio e superior da Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi. A juíza da Comarca de São Paulo do Potengi deferiu liminar na noite desta quarta-feira, dia 14 de março, acatando o pedido do vereador e suspendendo o certame. A análise completa será realizada em breve, pela justiça. Com a decisão, fica incerta a continuidade do funcionamento e atendimento nos programas sociais, nas Escolas Municipais e nas Unidades Básicas de Saúde. Profissionais como médicos, enfermeiros, auxiliares de serviços gerais, recepcionistas, dentre outros, não poderão trabalhar a partir do início de abril, caso o processo seletivo não seja concluído.

Naldinho tem novo opositor: a Webrádio São Paulo

A Webrádio São Paulo, que também funciona por FM sem autorização do Governo Federal, foi uma das idealizadoras do protesto contra a atual situação do Hospital. Mas, o protesto parece que foi também contra o Prefeito Nadinho. Vários populares e membros da 'emissora' fizeram o uso da palavra durante o ato e criticaram muito... o Prefeito. Citaram o Governador e o Hospital, mas o alvo principal era Naldinho. Naldinho que se cuide, pois sua oposição só tem aumentado.

Cabeças vão rolar

Um dos assuntos mais comentados nas rodas de conversas políticas nesse final de semana foi sobre os desdobramentos do rompimento do Vice-prefeito Erivan de Seu Elino com o Prefeito Naldinho. Já é tido como certa a exoneração do auxiliar direto do Prefeito na área de ambiental. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Amaro, que foi candidato a Vereador em 2016 e que deve ser de novo esse ano, é genro de Erivan. Também fala-se que o primeiro escalão não será o único afetado. Pelo menos um Secretário Municipal Adjunto deve sair, sem falar em cargos comissionados menos pomposos.