Pular para o conteúdo principal

Quem são os pré-candidatos em São Paulo do Potengi?

Estamos no ano de eleições para presidente, governador, senador e deputados (estadual e federal).

Mas, ninguém deixa de lado o ano de 2020, onde pela primeira vez desde muitos anos, ao que tudo indica, não teremos como candidatos o atual prefeito Naldinho e o ex-prefeito Azevedo.

Naldinho já está cumprindo seu mandato de reeleição. Portanto, não pode ser candidato na próxima.

Azevedo está inelegível por condenação do Tribunal Superior Eleitoral, e, pela Lei da Ficha Limpa, não poderá concorrer também. Detalhe: pelo que se comenta, Azevedo busca uma brecha legal para viabilizar sua candidatura. Para juristas, difícil. Mas, nunca se deve duvidar da justiça brasileira.

O ex-vice-prefeito Pacelli diz nos quatro cantos da cidade que é candidato da oposição. Já rompido com seu próprio candidato a vice, o professor Jeffinho, Pacelli tenta segurar lideranças e correligionários que o apoiaram em 2016.

Jeffinho, por sua vez, não esconde o sonho de ser prefeito. Agora mais difícil pela oposição, já que se afastou da "ala verde".

Dr. Ivan, terceiro colocado na disputa de 2016, também não nega que será candidato. O dentista tem grandes chances, inclusive de ser apoiado pela situação. Há dias atrás, almoçou com o prefeito Naldinho e discutiu sobre as eleições deste ano.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Allysson, sobrinho do prefeito, tem como um dos objetivos de vida ocupar a cadeira mais importante do município. Já deixou escapar que pode concorrer ao Executivo em 2020. Para isso, precisa das bênçãos do tio.

O vereador João Cabral também não esconde a vontade. Vale lembrar que este se colocou como pré-candidato a prefeito nas duas últimas eleições. Se conseguir se eleger deputado este ano, João pode viabilizar sua candidatura a prefeito que, mesmo sem sucesso, ainda o deixará por pelo menos mais dois anos na Assembleia.

O empresário Hudson Azevedo também é um dos nomes cotados. O neto de Ambrósio é disputado por oposição e situação, apesar de acompanhar o prefeito Naldinho. Hudson surge como nome forte na próxima disputa. Vale lembrar que por um triz ele não foi candidato e se elegeu na chapa vitoriosa de 2016. Hoje, seria vice-prefeito. O comerciante deu a vez a Erivan, atual vice-prefeito.

Por falar nele, Erivan Alves, filho de Seu Elino, é outro nome que surgiu em 2016 e que pode ser cabeça de chapa em 2020. Com bom trânsito em vários segmentos, Erivan também foi sondado por ambos os lados na pré-eleição passada quando ainda era pré-candidato a prefeito.

O vereador Diogo Alves também almeja ser prefeito. Para tanto é necessário que amplie seu poder de aglutinação na oposição.

Outros nomes também são cogitados e ainda não disseram que sim, nem que não...

É aguardar...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabeças vão rolar

Um dos assuntos mais comentados nas rodas de conversas políticas nesse final de semana foi sobre os desdobramentos do rompimento do Vice-prefeito Erivan de Seu Elino com o Prefeito Naldinho. Já é tido como certa a exoneração do auxiliar direto do Prefeito na área de ambiental. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Amaro, que foi candidato a Vereador em 2016 e que deve ser de novo esse ano, é genro de Erivan. Também fala-se que o primeiro escalão não será o único afetado. Pelo menos um Secretário Municipal Adjunto deve sair, sem falar em cargos comissionados menos pomposos.

Folia Política no Potengi

O Carnaval de São Paulo do Potengi já virou tradição no RN. Folia na rua, blocos dos mais diversos tipos, kengas e até mela-mela. Mas, em ano de campanha municipal, quem da o tom são as conversas de bastidores que ocorrem debaixo das tendas armadas para se proteger da chuva prevista. Ou mesmo nas visitas que os pré-pré-candidatos (com dois pré mesmo) fazem aos possíveis eleitores. Os cochichados ocorrem enquanto o churrasco tá no ponto. As conversas se alongam e as especulações reinam. “Pode ser que”, “e se”, “mas se” são as expressões mais utilizadas ao se fazer referência ao pleito de outubro próximo. Fato conhecido é que o ano brasileiro só começa depois do Carnaval. Pois em São Paulo do Potengi o ano político eclode nessa época também. Dentre as especulações, dois grupos são pré-definidos: o de oposição continua na liderança do engenheiro Pacelli (para muitos, inclusive membros da atual gestão municipal, o grande favorito de 2020), que ainda já se preocupa em procurar um você pra c...

Alex Azevedo: a pedra no caminho do Peixe

O empresário Alex Azevedo foi uma surpresa agradável a muitos do grupo liderado pelo Prefeito Naldinho. O filho de Geraldo Macedo, em uma atitude até então inesperada, decidiu abandonar seu pupilo de 2016, o ex-vice-prefeito Eugênio Pacelli, derrotado por Naldinho naquele ano. Alex surgiu como nome forte em várias pesquisas realizadas pela situação e pela oposição, superando até antigos pré-candidatos. Porém, se tem alguém que não gostou bem dessa história foi Alexandre Peixe, atual Secretário de Administração e homem-forte do Prefeito Naldinho. Alexandre vinha fortalecendo seu nome para a disputa de 2020 e brigava dentro do grupo (com certa vantagem popular, porém com rejeições internas) para ser o candidato escolhido para representar a atual gestão municipal. Peixe e Alex até agora não chegaram a um consenso. Os dois querem ir para a disputa e ambos não abrem mão da candidatura (pelo menos é o que eles têm dito). Enquanto isso, Pacelli brilha os olhos só de pensar nessa disputa no gr...